A sociedade contemporânea é marcada por desafios de grande magnitude, no cotidiano as tendências da globalização da economia e, consequentemente, da produção, dos mercados, dos padrões tecnológicos e de seu contraponto, a regionalização formada por blocos econômicos ou por espaços menores no interior das próprias nações que buscam inserir-se na dinâmica deste macroprocesso, mas sem perder a identidade configurada ao longo de sua história.
Desafiador é também o processo de reorganização social e política que põe em cheque os modelos vigentes de Estado e busca novos papéis para o mesmo, abrindo caminhos para formas, igualmente novas, de organização da sociedade civil, na tentativa de ampliar o espaço para o exercício da cidadania. Desafiante é a revolução científica e tecnológica e o impacto que a mesma produz no processo produtivo e, em consequência, no conteúdo, na forma de trabalho e na própria educação, que passa a ser vista como fator estratégico para a competitividade das ações, das regiões, das empresas e, de um modo geral, das organizações.
É nesse contexto que se encontram as empresas, para adequarem-se a tais transformações, elas necessitam mudar em relação aos seus processos produtivos e de gestão, diminuindo os níveis hierárquicos, reorganizando o trabalho por meio de equipes, terceirizando parte das atividades antes desenvolvidas internamente e assim por diante. Tal processo tem levado ao surgimento de um número significativo de pequenos negócios que assumem importância, tanto na geração de renda, como na de oferta de novos postos de trabalho.
Quando tais mudanças atingem as pequenas e médias empresas, as dificuldades aumentam, pois estas necessitam desempenhar eficientemente as funções administrativas, diferentemente das grandes empresas. Ou seja, não reúnem as condições de contratar profissionais qualificados e, muito menos, de manter um departamento específico para efetuar as atividades inerentes ao marketing, à gestão de pessoas, à administração de vendas, à administração financeira, entre outras, exigindo que o gestor tenha os conhecimentos mínimos de todas estas áreas para alcançar os objetivos da organização.